Vídeo: Operação contra o crime organizado cumpre 7 mandados de prisão em Bataguassu e mais 4 cidades

Também foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em cinco municípios de Mato Grosso do Sul

Da Redação


A Polícia Civil, por meio da Delegacia Regional de Polícia e do Núcleo Regional de Inteligência de Bataguassu desencadeou, nesta quinta-feira (25), a quarta fase da “Operação Importunus”, que teve o objetivo de desarticular um esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro realizado por integrantes de uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios de Mato Grosso do Sul.

Nesta fase, estão sendo cumpridos sete mandados de prisão preventiva em cinco municípios do Estado: Bataguassu, Campo Grande, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Três Lagoas, além de 12 mandados de busca e apreensão nos municípios de Bataguassu, Santa Rita do Pardo e no Estabelecimento Penal de Três Lagoas. Dentre os mandados de prisão preventiva, dois estão sendo cumpridos no Estabelecimento Penal da Gameleira em Campo Grande e um no Estabelecimento penal de Três Lagoas, este último em face do líder da célula da organização criminosa, que seria o responsável por promover, organizar e dirigir a atividade dos demais membros da organização criminosa de dentro do Presídio de Três Lagoas.

Também estão sendo cumpridas simultaneamente, ordens judiciais de bloqueio e sequestro de contas bancárias utilizadas pela organização criminosa para movimentar o dinheiro do tráfico.

 

No decorrer do cumprimento dos mandados de buscas e de prisões realizadas nesta quinta-feira, foram localizadas grande quantidade de drogas do tipo maconha, cocaína e da droga sintética K4, e efetuada a prisão em flagrante de cinco pessoas ligadas ao tráfico de entorpecentes.

Após sete meses de investigações, a Polícia Civil identificou e prendeu 11 integrantes da organização criminosa que atuavam na promoção do tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e lavagem de dinheiro nos municípios de Bataguassu e Santa Rita do Pardo, além de 15 pessoas que atuavam paralelamente ao grupo criminoso adquirindo drogas com a organização criminosa para venda nas cidades de Santa Rita do Pardo e Bataguassu.

 Ação em Santa Rita do Pardo - Foto: Polícia Civil/Divulgação

Ao todo, durante as investigações, 26 pessoas foram presas dentre membros da organização criminosa e traficantes – além da efetivação de bloqueios de contas bancárias utilizadas pela organização para a movimentação do dinheiro oriundo do comércio de drogas.

A operação foi coordenada pelo delegado Robson Ferraz Gonçalves e contou com a participação de 52 policiais civis, dentre delegados, escrivães e investigadores, lotados nas delegacias de Anaurilândia, Bataguassu, Delegacia da Mulher de Bataguassu, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, SIG (Seção de Investigações Gerais) de Nova Andradina, Batayporã, Angélica, Taquarussu, Ivinhema, São Gabriel do Oeste, SIG e 2DP de Três Lagoas, Garras e Dracco, além do apoio da Polícia Penal de Três Lagoas.

A operação desencadeada hoje está inserida dentro da “Operação Boas Festas” promovida pela Polícia Civil, com o objetivo de retirar criminosos de circulação e aumentar a segurança da população durante as festas de final de ano.

Apreensão no Estabelecimento Penal - Foto: Polícia Civil/Divulgação

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!